‘Quem tem a alma florida não envenena o jardim de ninguém’

Navegando na web, deparei-me com essa frase: ‘Quem tem a alma florida não envenena o jardim de ninguém.’ Não sei quem é o autor, mas achei interessante e bastante significativa quando nos deparamos com a fofoca.

E não digo aquela fofoca corriqueira de fulano que se separou, tá namorando sicrano, brigou com o vizinho… Digo aquela fofoca carregada de veneno que tem como único objetivo destruir a imagem e a autoestima de uma pessoa. Aquela fofoca que é feita de forma capciosa, ardilosa, para que uma pessoa seja condicionada a julgar e discriminar a outra, sem que a mesma, sequer, tenha conhecimento do porquê de tal julgamento, e sem meios de defesa, seja hostilizada e rejeitada.

Infelizmente, há pessoas que se dedicam a envenenar o jardim dos outros.

E não é uma tarefa fácil de identificar esses tipos, pois nunca se mostram como realmente são, mas camuflam-se em gentilezas e bajulação, seduzindo sua presa de forma a cegá-la e, inclusive, torná-la dependente emocionalmente, e minar suas relações com as pessoas.

E tudo o que essas víboras destilarem, a presa vai absorver como se fosse uma verdade absoluta. Assim, víbora e presa podem viver harmonicamente. Entretanto, se a presa, porventura, tiver um ímpeto de clareza e começar a tirar suas próprias conclusões, então, tornar-se-á a próxima vítima.

Portanto, é melhor se precaver de pessoas que se aproximam com jeito meloso, tecendo elogios, mas usando de inverdades e malícia que podem resultar em injustiças, preconceitos e julgamentos de fatos e pessoas que você nem mesmo se deu a oportunidade de conhecer.

E para ajudar a se precaver desses tipos que lançam veneno no jardim alheio, seguem algumas dicas muito úteis:

  • São pessoas que, geralmente, costumam bajular e tecer elogios
  • São sempre vítimas
  • Querem detalhes da sua vida pessoal
  • Instigam situações de atrito, mas se colocam como apaziguadores
  • Nunca tomam partido
  • Definem-se a si mesmas como pessoas boas e compreensivas
  • Concordam com você até ganharem sua confiança
  • Ficam incomodadas quando você não segue suas regras
  • Quando confrontadas, muitas vezes calam-se, e, apenas, roem as unhas. Mas vão tramar pelas suas costas.

Enfim, tenha cuidado com quem se dedica a apresentar um relatório prévio dos outros, antes mesmo que você os conheça. E lembre-se quem costuma intoxicar o jardim dos outros, no fim das contas acaba lambendo as mãos sujas do próprio veneno.

Foto: Jardim de Luxemburgo, Paris

4 comentários em “‘Quem tem a alma florida não envenena o jardim de ninguém’

  1. Ainda bem que ainda existem pessoas como você(já criei boas expectativas sobre ti), minha disse que você é muito evoluída… Por esse motivo ainda acredito na humanidade! “Pessoas boas não perdem sua essência, apesar das cicatrizes.” – também desconheço o autor. Beijinhos sem fim…

    Curtido por 1 pessoa

  2. Perfeito! O bom é que a maturidade vai nos mostrando o quanto antes “quem são” essas pessoas, e vamos vivendo com firmeza, sem perder a essência!

    Maria Alice

    Curtir

Deixe um comentário